26 /08/09 - Reunião no CCZ

Reunião 26/08/09 - CCZ SP - 10H00 ÀS 13,30H00

Presentes:

Comissão de Protetores de SP: Angela Caruso, Lilian Rockenbach, Renato Bacci Neto e Regiane Francelli.

PROBEM: Drª Rita Garcia e Noemia Paranhos

CCZ: Drªs Ana Claudia Mori, Elizabeth, Leda e a funcionária Sandra.

A reunião durou quase 3 horas e meia, na manhã de 4ª feira do dia 26 de agosto de 2009
 
Primeiramente, nos foi explicado pela Drª. Rita que ações ref. ao PROBEM e interligadas PROBEM / CCZ serão tratadas diretamente com ela e ações internas do CCZ (operacionais: animais alojados, convênios, contratos e infra-estrutura), com Drª Ana Claudia.

Foi informado pela Drª Ana Claudia, Sandra e Leda que todos os processos ref. à compra de ração úmida e seca para cães, gatos e cavalos estão em andamento e que não está faltando ração e medicamentos.

Quando necessitam em caráter emergencial buscam na rede pública, onde Sandra tem livre acesso (de urgência, ainti-inflamatórios, soro, analgésicos).

Sandra é responsável pela logística destas compras e Drª Leda pelo controle do estoque (subgerente do CCZ).

Embora tenham alegado que não está faltando ração, a Lilian informou que tem doado com frequência ração para filhotes, e que possui os documentos que comprovam a doação, neste momento houve uma reação de surpresa por parte da Dra Ana Claudia e Sandra, pois alegaram que não tinham informações sobre falta de ração para gatos filhotes. Dra  Leda  foi chamada  afirmou que compra e doa ração  para gatos, especialmente, filhotes, com frequência, pois a ração que o CCZ tem disponível está rotulada para 3 meses a 15 anos, adquirida do fornecedor em 2 lotes distintos, sendo a de filhote comprada com preço mais caro. Porém, é a mesma ração que se dá para os gatos adultos (completamente inadequada).  Drª Noemia afirmou que também doa ração para gatos filhotes no orgão.

Iniciou-se uma discussão sobre o assunto, onde as Drªs Elisabeth e Noemia afirmaram que a compra da ração de baixa qualidade nutricional foi efetuada por determinação da COVISA sem a concordância dos tecnicos do CCZ, em seguida ficou esclarecido que embora os tecnicos não aprovaram a compra de tal ração, a decisão final de comprá-la foi do antigo gestor do orgão, Dr. Vigilato.

Drª Rita exaltou a necessidade de proporcionar aos animais uma ração de qualidade, e que no passado os animais capturados tinham 1 dia, 2 dias e morte, portanto a qualidade da ração não era tão importante, mas hoje não se pode matar, portanto o alimento oferecido deve ser o que proporcione ao animal os nutrientes necessários mantê-los saudáveis.

Drª Leda afirmou que possuem atualmente 173 latas de ração úmida para felinos, uma vez que consomem cerca de 1 a 2 latas / dia no gatil e 425 kg de ração (3 meses a 15 anos), ração para cães adultos, no estoque 1.300 kg, cães filhotes 270 kg e 190 latas para cães filhotes, equinos o estoque está zerado, portanto entendemos que a voluntária Cynthia precisa pedir ou comprar até a chegada do produto oficialmente,

No passado, quando ocorria pregão vazio, conseguiam doação da Nestlé (ração de boa qualidade).

Sandra nos informou que o CCZ está sem ração e equinos, a mesma foi comprada, mas o fabricante está em atraso com a entrega.

Drª Ana Claudia alegou que a compra de gaiolas para as Feiras de Adoção está em análise  e que a solicitação de compra ainda não foi enviada para a COVISA e que já tem disponível 1 viatura para final de semana, adequada para transporte de animais para os locais das feiras. Será necessário 1 funcionário para acompanhar o motorista (norma do CCZ). Voluntário não pode substituí-lo.

Os representantes da Comissão deixaram claro que o modelo de feiras proposto é aquele em que o CCZ leva e busca os animais no mesmo dia. Que o PROJETO NATUREZA EM FORMA, que retirou em um único mês cerca de 28 animais do órgão, sem devolvê-los, e os doou em sua feira, deve ser enxergado como uma prova de que feiras de adoção trazem resultados, e nossa proposta é de até o final do ano de 2009 aconteçam pela cidade pelo menos 10 feiras por final de semana.

Os representantes da Comissão fizeram uma proposta: que a Prefeitura estabeleça pontos fixos permanentes de adoção nos locais onde está ocorrendo comércio ilegal de animais, assim talvez possamos afugentá-los e fiscalizar melhor isto.

Solarium será construído pelos funcionários do CCZ e ficará pronto entre 15 e 20 dd à partir da data da reunião, 26/08/09. O material já foi comprado e a verba já está liberada.

Cada grupo de 4 cães poderá sair todos os dias e permanecer no sol por cerca de 30 a 40 minutos, em sistema de revezamento.

A recepção já está passando por reformas, ou seja, o setor de atendimento passa a ser chamado de setor de acolhimento. Os setores de RGA e castração foram trazidos para a recepção.

Fone 156 - está sendo feito um levantamento de script e será realizado novo treinamento de funcionários. O orgão ficou sem telefone por algum tempo. Estão retomando o serviço.

Os funcionários do CCZ também passarão por novo treinamento, pois agora a população tem 3 telefones disponibilizados para atendimento, além do 156.

Na antiga sala do Dr. Dionisio funcionará o ambulatório médico.

Ampliação do LabZoo e reforma da Flora/Fauna .

Os novos veterinários passarão por uma capacitação e estão sendo escolhidos por especialidade.

No futuro, pensam em criar um setor de necropsia, pois um destes veterinários é patologista e um setor de RX e clínica veterinária tb.

O CCZ ficará com 24 profissionais sendo 18 novos, 6 do quadro atual, 9 biólogos. Dois veteterinários novos já estão trabalhando no CCZ.

 Os representantes da Comissão solicitaram à Drª Rita a atualização imediata do site do PROBEM.



Lilian solicitou que um funcionário seja designado apenas para atender aos adotantes, que atualmente chegam ao órgão e vão aos canis sem nenhum tipo de acompanhamento, exceto quando voluntários estão presentes, e muitas vezes vão embora sem concluir a adoção por não saber nenhuma informação sobre os animais. Drª Ana Claudia disse que já pretendem colocar um funcionário para este fim assim que o setor de "acolhimento" ficar pronto.

Angela observou que alguns profissionais, especialmente veterinários, cujos nomes foram citados, estão maltratando os voluntários e prestando atendimento aos munícipes com informações e orientações equivocadas, alguns casos presenciados por voluntários e documentados, e outros, relatados aos membros do CPA16 por municipes e adotantes, foram citados.

Drª Ana Claudia se comprometeu a fornecer diversas palestras / cursos de capacitação para o voluntariado do CCZ.

Angela Caruso (porta-voz do grupo) esclareceu aos presentes que a Defesa Animal está tolerante e quer colaborar com o CCZ e Probem para que as ações requeridas possam ser colocadas em andamento o mais breve possível, mas que também estamos atentos à morosidade e a falta de ações por parte do Poder Público.

Alegou ainda que a gerência e assessoria desconhecem que, especialmente, nos finais de semana, alguns funcionários, inclusive veterinários, não cumprem com suas tarefas deixando em algumas situações o atendimento aos animais precário, uma vez que não se fiscalizam os plantões.
Foi informado pelos representantes da Comissão que recentemente houve falta até de bisturis para castração, e que os mesmos foram doados por uma clínica situada próxima do órgão. A Diretora ficou de averiguar e afirmou não ser correto que o CCZ não tenha todos os insumos e instrumentos necessários para os procedimentos de castração e tratamento.

A gerência alegou que a informação passada pelos tecnicos é que "faltariam" instrumentos cirúrgicos para as castrações, e não que faltaram efetivamente, e que na ocasião, a  Sandra buscou o material na rede de imediato. E que estavam mais uma vez surpreendidas com o fato das informações do órgão não chegarem até elas. A assessora Sandra foi bastante firme em dizer que está cuidando pessoalmente das compras e acompanhando os processos. Afirmou também que o órgão público tem obrigação de cumprir com suas tarefas e que a parceria entre defensores e CCZ devem permanecer o âmbito das ações. Material, alimento etc são obrigação do órgão público!

Todo voluntário que detectar falta de ração, medicamento ou material cirúrgico / manejo, deverá comunicar a gerência de imediato (portas abertas) e também Sandra e Leda.
Foi informado que hoje, cerca de 90% dos animais, estão castrados. E dos estigmatizados faltam cerca de 100 animais para serem esterilizados.

Drª Rita informou que a inauguração do Núcleo estava previsto para abril de 2010, tendo sido adiado para julho e mais recentemente para agosto. Tudo ainda está indefinido.

Foi novamente solicitado à Drª Rita uma campanha de castração e microchipagem prioritária para cães estigmatizados, que seja amplamente divulgada, a fim de diminuir a quantidade de animais abandonados. O CCZ está 134 cães estigmatizados.

SUVIS de São Mateus, Cidade Ademar e Perus serão ativadas. As compras estão em fase de ajuste técnico para seguir o caminho da COVISA.

Ao final, os representantes da Comissão protocolaram o documento que propõe regras de conduta e comportamento do órgão público que deverá ser analisado e talvez rediscutido com o Grupo de Defensores. A Drª Ana Claudia recebeu e deu ciência e seguirá para  protocolo com ofício diretamente na COVISA para a Drª Inez Suarez Romano.